CTG Brasil Apresenta Plano de Ação e Emergência da Usina de Abdon Batista

Representantes da China Three Gorges Corporation – CTG Brasil- responsável pela Usina Garibaldi em Abdon Batista, apresentaram na tarde da última quinta-feira (09) o Plano de Ação e Emergência, que consiste aos protocolos de segurança exigidos pela lei, que aliados aos últimos acontecimentos envolvendo barragens, a CTG preparou ainda em 2018 e está colocando em prática um Plano de Ação Emergencial.

Na oportunidade foi esclarecido que a barragem de Abdon não oferece nenhum risco de rompimento, mas caso ocorra algum sinistro, a sede do município e comunidades do interior como Santo Antônio não serão atingidas.

O Plano de Ação e Emergência está sendo levado às prefeituras que, com a participação da Defesa Civil, desenvolverão as ações junto à comunidade visando a segurança, principalmente dos ribeirinhos. A CTG fez um estudo técnico, identificou os moradores que estão em áreas de risco e irá estudar e colocar em prática as formas de proteção e fuga em caso de alguma situação de emergência.

Novas reuniões serão marcadas para as discussões sobre os próximos passos a serem seguidos pela CTG e Prefeitura, junto com a Defesa Civil, tanto do Município quanto do Estado.

O encontro realizado no gabinete da prefeitura de Abdon Batista, contou com a presença do prefeito Lucimar Salmoria, o presidente da Câmara de Vereadores Jadir Luiz de Souza, o secretário de agricultura e coordenador da Defesa Civil no município, Juliano Mecabo, além de lideranças e representantes da defesa civil dos municípios de Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos.