Festival Cultural Região dos Lagos: A evolução de uma integração

Texto: Thaís Soares (Jornal Correio dos Lagos)

Fotos: Odilon Zanchett

O município de Abdon Batista acolheu na noite de sexta-feira (22), um espetáculo de cultura e integração entre a Região dos Lagos.O evento que contou com dezoito apresentações artísticas marcou o encerramento da segunda etapa do Festival Cultural, e o show de talentos foi à altura da comemoração. Cada município realizou duas apresentações, sendo eles: Abdon Batista, Campos Novos, Anita Garibaldi, Celso Ramos, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Pinhal da Serra e Esmeralda.

Foram dois anos de trabalho percorrendo os nove municípios da região de abrangência das usinas Barra Grande e Campos Novos, nossas apoiadoras que junto ao Ministério da Cultura ajudam a desenvolver esse projeto que já se tornou símbolo da cultura regional. Nesse período, percebeu-se a evolução no contexto desse evento, agregando novos aprendizados e amizades, demonstrados através de shows de cultura, tradição e talentos.

O Jornal Correio dos Lagos está imensamente honrado com a confiança e a credibilidade que cada um dos munícipes da Região dos Lagos depositou em nosso trabalho. É por isso que dedicamos essa alegria e satisfação aos apoiadores, colaboradores e aos participantes do Festival. É graças a vocês que essa dimensão foi alcançada.

Foi pelo comprometimento de cada prefeito, secretário de educação, diretores de escola, professores e os astros do evento: os alunos, que o Festival Cultural Região dos Lagos tornou-se uma referência em valorização da cultura, promoção de autoestima, incentivador da educação com qualidade e principalmente, integrador dessa bela região catarinense e rio-grandense.

Agradecemos por cada hora de ensaio, pela dedicação em desenvolver coreografias e figurinos, pelo esforço de se deslocar até o evento, porém tudo valeu a pena quando ao entrar no palco os artistas se depararam com um ginásio lotado, como encontramos em todas as edições do festival. Onde na platéia estavam os pais. Cada mãe e pai ansiosos por ver seus filhos brilhando num espetáculo. É gratificante ver a família reunida para prestigiar o trabalho de toda uma rede, entre escolas e alunos, e assim acompanhar uma pequena parcela do que seus filhos estão aprendendo.

O encarte especial do Festival Cultural Região dos Lagos Etapa Integração, você confere na edição impressa do Correio dos Lagos, na próxima quinta-feira (28).