Rede de Atendimento desenvolve ações voltadas ao Combate do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No mês de maio foram desenvolvidas ações pela rede de atendimento visando esclarecer sobre a temática, que tem por objetivo mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta, que busca proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual através de denúncias, que podem ser feitas no Conselho Tutelar, na Delegacia ou Ministério Público e anonimamente no Disque 100.

Nos dias 17/05e 21/05/18ocorreramcapacitações envolvendo os setores que trabalham com a temática.

Na sexta feira 18/05 o dia foi marcado por peças teatrais: “No meu corpo não!” para crianças até o sexto ano e “Quando o segredo gritar” para adolescentes e jovens. Essa ação envolveu aproximadamente 533 crianças, adolescentes, professores, beneficiários do beneficio de prestação continuada, pessoas com deficiências e profissionais da rede de atendimento.

Além disso, a Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS trabalhou a temática com o grupo de Idosos Conviver e Boas Lembranças, onde participaram cerca de 96 idosos. Outrossim, também verbalizou-se com o grupo do PAIF (Bolsa Família), contando-se com a presença de cerca de 90 beneficiários.

O Nasf em sua ações que envolveram a comunidade e o centro da cidade atenderam cerca de 63 pessoas durante o mês.

As ações neste ano foram desenvolvidas pela rede de atendimento, a qual conta com a participação da Secretaria de Assistência Social, CRAS, Secretaria de Saúde, NASF, ESF, Secretaria de Educação Municipal e Estadual, CEDUP, Polícia Militar, APAE, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.