Ações de conscientização marcaram Outubro Rosa em Abdon Batista

Atividades de conscientização marcaram as ações do Outubro Rosa em Abdon Batista nessa terça-feira (31). O evento que teve a participação de aproximadamente  200 mulheres, foi realizado pela Administração Municipal através da Secretaria de Saúde do município, no Centro Multiuso e contou com palestra, show com o Padre Fabrício de Celso Ramos e caminhada no centro da cidade.

“Com certeza tivemos uma tarde memorável, com uma programação voltada à saúde da mulher e principalmente a prevenção do câncer de mama. O evento permitiu às mulheres abdonenses, tirar suas dúvidas em relação a doença e foi um momento de reflexão com o show do Padre Fabrício. Agradecemos também a toda a equipe da secretaria de saúde que esteve empenhada na realização da programação que foi um sucesso”, ressalta o prefeito Lucimar Salmoria.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro,pois seu símbolo é um laço rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira corrida pela cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. entretanto, somente em 1997 é que entidades de outras cidades nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. hoje o outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.