Reflexão sobre família e amizade durante exibição de filmes

Em outubro é comemorado o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, assim como comemora-se o dia das crianças, data essa muito esperada pelos pequenos.

Poucos sabem a origem da comemoração desta data, foi no dia 12 de outubro de 1959 que a UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, o que foi um grande avanço e merece ser lembrado e celebrado.   E para não deixar passar em branco, o Secretário de Cultura de Abdon Batista, Telmo Gerent, e a auxiliar administrativo, Cassiela Zanchett, estiveram no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de 8 a 12 anos do CRAS, nos dias 5 e 6 de outubro, onde promoveram a exibição de filmes e incentivos às crianças.  

 

“Esses filmes fazem parte a Mostra de Cinema Infantil, 16ª edição, lançada em Treze Tílias, no Fórum Catarinense de Cultura. Todos tinham a participação direta ou indireta de crianças, onde o grande interesse é cultivar e promover a cultura, fazendo com que ela receba algum destaque, já que ela é nossa identidade que quase não é reconhecida”, observa Telmo Gerent.  

 

Alegrar e quem sabe descobrir novos talentos no município, foram a grande expectativa do secretário de cultura, uma vez que depois da apresentação os pequenos desenvolveram uma história em quadrinhos baseada no filme que mais gostaram, contudo tendo como personagem principal eles próprios.  

  

Dentre os filmes que foram exibidos, destaque para: O Jovem Príncipe, H2OBBY, O Melhor Som do Mundo, Virando Gente, Meninos e Reis e No Fim Da Trama.

As mensagens ocultas nos filmes eram sobre o valor da boa amizade, família, lealdade e dos costumes e tradições culturais, ou seja, todos eles transmitiam uma reflexão para a criançada, as quais ficam nítidas nos desenhos. ” A tarefa mais difícil foi escolher apenas três. As crianças usaram a imaginação e a criatividade, o resultado não podia ser diferente, as historinhas ficaram incríveis”, enfatiza o Secretário de Cultura de Abdon Batista, Telmo Gerent.

 

Confira os desenhos: