Abdon Batista realizou ações de prevenção do suicídio – Setembro Amarelo

A Administração Municipal através da Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, promoveu durante o mês de setembro, programação alusiva a Campanha de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.

A temática trabalhada pela equipe neste mês, buscou divulgar informações e orientar sobre sinais e comportamentos de indivíduos com ideação suicida. Também, foi exposto sobre a origem da campanha e os mitos e preconceitos envoltos no tema.

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial realizada desde 2014, iniciada pelo Centro de Valorização de Vida, Conselho de Medicina e de Psiquiatria, com o intuito de prevenir e orientar os familiares sobre o suicídio. Em geral, são realizadas ornamentações em locais públicos e particulares com a cor amarela e palestras informativas sobre o tema.

Neste sentido, alguns ambientes da Secretaria de Assistência e do CRAS permaneceram enfeitados com adereços amarelos e a equipe usou camisetas representativas da campanha durante o mês de setembro.

Além disso, foram realizadas palestras nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e, ainda, no Serviço de Proteção de Atendimento Integral a Família com os beneficiários do Programa Bolsa Família, totalizando 232 pessoas participantes.

Durante as atividades foram repassadas informações no intuito de conscientizar, sensibilizar e prevenir novas situações de risco, inclusive distribuiu-se símbolos da campanha.

Outrossim, para finalizar a campanha do Setembro Amarelo, a Administração Municipal, juntamente com a Secretaria de Assistência Social – através do CRAS, com a Secretaria de Educação, com a Secretaria de Saúde e o Conselho Tutelar, haviam planejado para a tarde do dia 29/09 na praça central do município, distribuição de folder informativo e  símbolo da campanha, sendo que, em seguida seria organizado um passeio ciclístico, encerrando com a participação das autoridades em frente ao Paço Municipal. Entretanto, devido ao tempo chuvoso a atividade foi cancelada.