Audiência Pública debateu os serviços de água e esgoto em Abdon Batista

Administração Municipal de Abdon Batista realizou nessa segunda-feira dia 28 de agosto Audiência Pública para discutir assuntos relacionados aos Serviços de Água e Esgoto no município. O evento reuniu mais de cem pessoas no auditório do CEME Luiz Zanchett e teve como objetivo explicar a forma como se dará o processo de definição da política de saneamento do município e os meios pelos quais serão definidas as tarifas dos serviços

A Audiência foi aberta pelo vice-prefeito Altair Busnello, que agradeceu a presença da comunidade e falou sobre o interesse do município em atender bem à população com os serviços públicos, garantindo a saúde e o bem-estar.

Na oportunidade o Engenheiro Ambiental da AMPLASC, Rodrigo da Silva, destacou da situação em que se encontra a implantação do sistema de esgotamento sanitário, quais as etapas e o tempo restante  para que entre em operação, além das vantagens para a população do novo sistema.

O Assessor Jurídico da Prefeitura, Wanderley José Corona, explicou as alterações que estão em andamento no município, na parte de regulamento e cobrança que está sendo revisto, onde cobrança passará a ser mais efetiva, interrompendo o fornecimento aos inadimplentes com tarifa será mais justa, deixando de cobrar um volume mínimo e passando a cobrar pelo volume efetivamente consumido que incentivará também o consumo consciente.

“O objetivo é garantir a sustentabilidade dos serviços, evitando que se tenha que tirar dinheiro de outras áreas (saúde, educação, etc.) para pagar as despesas do departamento de água e esgoto. Garantir dessa forma que a população tenha por muitos anos água com boa qualidade, em quantidade suficiente, e de forma contínua”, salienta Wanderley.

Já a Superintendente do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto  – SISAM – Elisabet Maria Zanela Sartori, apresentou as obrigações a que o prefeito está sujeito como titular desses serviços públicos, destacando a importância da sustentabilidade e da cloração, do controle da qualidade da água.

Nesse sentido o Prefeito Lucimar Antonio Salmória, destaca a importância da Audiência Pública. “O nosso município está aprimorando seus serviços de distribuição de água e de captação de esgoto que irá iniciar, e nós precisamos colocar a população a par do que irá acontecer a partir da implantação do nosso sistema municipal de esgoto. A água nós já estamos executando, porém nós termos mudança no tarifamento, por isso necessidade de nós discutirmos com as pessoas o assunto”, ressalta.