Atividades Grupo Bolsa Família (1º Semestre 2017)

A Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve atividades por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social no município de Abdon Batista, sendo que, este último realiza reuniões mensais com os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Os encontros acontecem, geralmente, na primeira e última semana de cada mês, sendo no período da manhã nas comunidades de Arroio Bonito e São Roque e na parte da tarde no Centro do município – nesse último local é realizado dois encontros mensais devido ao número de participantes.

Todavia, a gestão do Bolsa Família, cadastro e atualização do programa é realizada na gestão da Assistência Social com a profissional Cristina. Enquanto que o CRAS trabalha diretamente com as famílias beneficiárias, dentro do PAIF – Serviço de Proteção e Atenção Integral a Família, que além das reuniões mensais onde são esclarecidas temáticas, também possibilita através da equipe, acolhimento, atendimentos particularizados e visitas domiciliares.

Ressalta-se que no momento o número de famílias beneficiárias do programa é de aproximadamente 140, contudo, as que participam dos encontros são aproximadamente 100. Neste sentido, existe a busca ativa incluída no PAIF para as famílias que não são assíduas. Torna-se importante salientar aqui que o CRAS não atende somente as famílias do PBF, mas outras ainda que vivenciam situações de vulnerabilidade, fragilização de vínculos familiares e sociais e privação de direitos, abrangendo assim um total de 360 famílias (até o momento).

No corrente ano, as atividades com este público iniciaram no mês de abril e irão até o mês de dezembro. O objetivo da equipe técnica do CRAS é orientar e sensibilizar os participantes quanto as temáticas relevantes relativas ao convívio familiar e social, garantia de direitos, serviços ofertados nas Políticas Públicas e proteção social, além do que, demonstrar a importância do cuidado com a saúde mental e física e da participação social da comunidade.

Outrossim, alguns temas já foram abordados durante o ano, tais como: Depressão, 18 de maio – Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, Conferência Municipal de Assistência Social, Serviços Ofertados pelo CRAS, Cultura da Paz e Alcoolismo.

Destarte, ressalta-se que as atividades referentes ao 18 de maio e a Conferência Municipal, foram desenvolvidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CMDCA – Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente e o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, sendo todos os setores vinculados a Administração Municipal.

Neste sentido, no decorrer das atividades do dia-a-dia de trabalho percebe-se a importância dessas orientações para algumas pessoas, as quais acabam buscando cada vez mais os serviços da equipe do CRAS, da Assistência Social e das demais Políticas Públicas existentes no município. É gratificante para a equipe observar a fluidez do trabalho. Pois, acredita-se que quanto maior a orientação e entendimento de um indivíduo mais subsídios terá para seu empoderamento e independência.