Município lança Projeto que beneficiará hipertensos e diabéticos

A novidade ficou por conta da distribuição da “Sacolinha Inteligente”, que vem para facilitar e regrar a vida dos pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo.

Na tarde desta terça-feira (18), cerca de 500 pessoas compareceram ao Centro Multiuso Santin Palavro Júnior, para acompanhar o lançamento do projeto “Amor à Vida”, desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde. A ação visa beneficiar os abdonenses hipertensos e diabéticos com encontros mensais para orientações, controle das medicações e prevenções.

O programa envolve de forma direta a equipe Multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde, com as Agentes de Saúde e o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf). Além dos encontros mensais com palestras explicativas, a serem realizadas por profissionais de diversas áreas, as agentes de saúde irão auxiliar no controle e uso correto dos medicamento quando das visitas às residências.

No encontro da tarde desta terça-feira aconteceu a primeira palestra explicativa com o DR. Henrique Saldanha Fortes. Na oportunidade o clínico geral falou sobre a importância do uso correto das medicações para a minimização dos efeitos tanto da diabetes quanto da hipertensão. Outra boa novidade foi a distribuição de forma gratuita da “Sacolinha Inteligente”, que contém espaço para pôr a descrição das receitas, carteirinhas de saúde, do SUS e o local correto para cada medicação correspondente com o horário que deve ser consumido pelo paciente.

Tudo isso, para facilitar a vida do cidadão, como explicou a secretária de saúde do município, Marizane Mecabô. “A intenção é fazer com que o paciente faça o uso correto dos medicamentos, respeitando os horários recomendados pelo médico, facilitando o uso contínuo de medicação aos que possuem dificuldade em controlar as doses e os horários pré-determinados. Este fato está implicando num número muito alto de pessoas com hipertensão e diabetes, já que o uso incorreto do medicamento é um dos fatores de agravamento destas doenças”, explica.

De acordo com um levantamento realizado recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde, são cerca de 450 pessoas sofrendo destas doenças no município. Através do projeto, todas as que compareceram ao encontro receberam as sacolinhas. Quem não retirou pode comparecer à Unidade Básica de Saúde nos próximos dias.

O prefeito Lucimar Salmória, destacou os grandes investimentos realizados na área da saúde, o que vem dando resultado. “Nos últimos anos não medimos esforços para garantir uma saúde de qualidade à nossa gente. Investimos em estrutura, na capacitação da nossa equipe, em medicamentos e nas mais variadas ações e projetos que visam garantir a saúde ou melhorar as condições de quem procura pelo atendimento em nossas unidades básicas. Com o projeto “Amor à Vida, temos o mesmo propósito e as mesmas intenções, que é melhorar de forma significativa a vida da pessoas, trabalhando com a orientação e a prevenção”, completou.

Fotos e texto: Odilon Zanchett