Comunicado – Município irá construir Fontes Modelo Caxambu em propriedades do interior

O município de Abdon Batista pretende implantar nas propriedades rurais, fontes de água no modelo Caxambu, que é uma tecnologia desenvolvida pela Epagri, com grande vantagem ambiental. É uma alternativa que garante a proteção das nascentes para que não sejam contaminadas por agentes externos. A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às caixas de água. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita que várias famílias sejam contempladas.

Através do interesse dos produtores rurais e a demanda de pedidos, o material necessário para elaboração da proteção de nascentes será fornecido pela Prefeitura Municipal de forma gratuita. Já o auxílio com a mão-de-obra para a construção da fonte será de responsabilidade do agricultor, sendo que o desenvolvimento é supervisionado por representantes da Secretaria de Agricultura Municipal.

Se necessário, e for de vontade do produtor, a Prefeitura irá disponibilizar ainda mudas de espécies nativas produzidas no Horto Municipal para serem plantadas junto ao local de instalação da fonte.

Os interessados em implantar esse método de proteção de nascentes devem realizar inscrição junto à Secretaria de Agricultura do Município ou no escritório local da Epagri.

ADM 2013/2016 – Juntos, Construindo o Abdon que Queremos!