Forte temporal atinge Abdon Batista e prefeito decreta situação de emergência

No início da noite desta quinta-feira um temporal com ventos que atingiram a velocidade de 80 quilômetros por hora, acompanhado de chuva e granizo, atingiu o centro do município e todas as comunidades do interior. De acordo com um levantamento realizado na manhã desta sexta-feira pela Defesa Civil Municipal, 116 famílias foram atingidas e sofrem com o destelhamento parcial ou total de casas e galpões.

Com a força do vento algumas árvores foram arrancadas pela raiz. Pela estimativa levantada serão necessárias aproximadamente duas mil folhas de fibrocimento para cobrir as instalações danificadas pelo vento.

O senhor Ivanor Rodrigues Leite, morador da comunidade de Santa catarina, teve a cobertura da casa destruída de forma total pela passagem da ventania. Ele contou como foi a passagem do temporal. “Nos mais de 50 anos que moro aqui eu nunca tinha visto nada parecido. Foi um redemoinho de vento que num segundo tirou a cobertura e jogou um pinheiro antigo encima da casa. Perdi tudo. Molhou, móveis,colchão e nossa roupa de cama”, relatou.

O prefeito Lucimar Salmória organizou equipes, para o auxílio das famílias de forma emergencial. Através do levantamento de danos, realizado pela Defesa Civil, as famílias atingidas estão recebendo o devido apoio da Administração pública. A Defesa Civil do Estado garantiu o repasse de 50 kits acomodação que contém colchão, lençol e travesseiro.

A área agrícola foi a mais atingida. De acordo uma estimativa preliminar da Secretaria Municipal de Agricultura, além dos galpões destruídos, a fruticultura e a produção de fumo foram prejudicados em cerca de 15%. A bacia leiteira também deve apresentar prejuízos.

Ainda na tarde desta quinta-feira o prefeito decretou situação de emergência no município. “Encaminhamos o decreto, baseados no levantamento realizado e agora esperamos a homologação por parte do estado. Estamos empreendendo todos os nossos esforços para garantir alento à famílias atingidas e recompor o mais rápido possível o que foi danificado, seja na sede ou no interior do nosso município”, frisou.