Lançado projeto de Piscicultura em Abdon Batista

Realizada na Câmara de Vereadores de Abdon Batista, na última sexta-feira (18), uma reunião com os produtores pré-selecionados para participarem do projeto de Piscicultura de Água Doce – Produção de Tilápia, realizado pela Enercan – Campos Novos Energia, em parceria com o município de Abdon Batista, Epagri e Senar.

Durante a reunião o secretário de agricultura de Abdon Batista, Juliano Mecabô, e representantes da Enercan, expuseram como ocorrerá o aporte financeiro da Enercan aos produtores e as melhorias que cada um terá que realizar em sua propriedade em contrapartida. Aos integrantes do projeto de Abdon Batista, o prefeito Lucimar Salmória garantiu apoio. Informou que irá disponibilizar gratuitamente os maquinários para revitalizar os açudes.

A reunião contou ainda com a presença do engenheiro de pesca da Epagri de Concórdia, Anastácio Castelo Matos, que falou a respeito de especificações técnicas para a manutenção dos açudes e tratamento ideal dos peixes para a produção ao mercado desejado.

Para completar as explicações do técnico da Epagri, Gilmar De Marchi, proprietário da empresa De Marchi Comércio e Transporte de Peixes, transmitiu aos futuros piscicultores as demandas do mercado em relação ao produto que virão a comercializar, especificando os valores que são trabalhados, a forma que acontece o transporte, o peso ideal das espécies para o comércio, entre outros.

Durante a implantação do projeto serão realizados acompanhamentos técnicos através dos profissionais do Senar e da Epagri, que também desenvolverão cursos de capacitação com os produtores.

ADM 2013/2016 – Juntos, Construindo o Abdon que Queremos!