Dia Nacional da Vigilância Sanitária é marcado por campanha de fiscalização e orientação em Abdon Batista

Em 2015 a Vigilância Sanitária ganhou um dia especial de comemorações, através da Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015: 5 de agosto. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que se destacou pelas medidas sanitárias adotadas no Brasil em prol da saúde pública. A nova norma prevê que a data seja marcada por atividades que promovam a conscientização da população e comércio proporcionando esclarecimentos sobre temas relacionados à vigilância sanitária.

Por isso, a equipe Sanitarista de Abdon Batista, composta por Donizete Ceregatti e Tissiane Favareto, realiza durante esta primeira semana de agosto trabalhos alusivos à data, que compreendem a fiscalização de pontos do comércio local, com a verificação da higiene dos espaços de exposição, prazo de validade das mercadorias e conscientização do comerciantes quanto a importância de seguir as normas preestabelecidas.

“Nossa missão é fiscalizar e orientar os comerciantes, evitando principalmente que mercadorias vencidas sejam postas à venda. Temos que entender que produtos em condições não próprias para o consumo podem provocar danos ao consumidor, causando malefícios à saúde da população”, frisou a fiscal sanitarista municipal Donizete Ceregati, durante fiscalização a um ponto do comércio local.

E a equipe pretende, a partir de agora, intensificar esta fiscalização, pois os dados na cidade são alarmantes. Em menos de uma semana foram retirados de circulação 6 carrinhos de supermercado cheios de mercadorias vencidas de apenas 3 pontos de comércio. Por conta disto, a fiscalização, que acontecia a cada 3 meses, passará a ser mensal.

Nestes casos a mercadoria é apreendida, retirada das embalagens e descartada no lixo comum. Além disso, o comerciante precisa assinar um auto de intimação e é orientado a seguir as exigências previstas em lei.

A população pode ajudar o trabalho da Vigilância Sanitária denunciando serviços prestados sem a devida higiene, com produtos vencidos, sem profissionais habilitados, assim como outros itens analisados pela vigilância. O telefone da Vigilância Sanitária de Abdon Batista é o 3545-1269.