Secretaria de Saúde recebe moderno Sistema de Controle de Informações

Desde o início da atual gestão a Administração Municipal de Abdon Batista vem investindo no setor de Saúde do município. Inicialmente com a ampliação da Unidade Básica José Mocelin, aquisição de novos equipamentos e mobiliário, e agora, com a implantação do Sistema G-MUS (Gestão Municipal de Saúde), adquirido e posto em funcionamento no mês passado.

O novo sistema de controle de informações funciona como uma espécie de arquivo eletrônico, e permite o armazenamento de dados referentes a consultas, viagens, diagnósticos e estoque de medicamentos. Além disso, um painel eletrônico, instalado junto à sala de espera da unidade, vem facilitando o atendimento. Como é interligado à todas as salas, basta a autorização do profissional de saúde para o aparelho avisar por meio de voz e imagem quem está na vez.

Facilidade que vem proporcionando melhor qualidade e maior agilidade nos serviços de saúde, explica a Secretária de Saúde, Mariluci, Martins Varela Agostini. “Facilita tanto para quem atende, quanto para quem é atendido. O sistema nos permite, de forma imediata, buscar as informações do paciente e pesquisar seu histórico de consultas e atendimentos, tornando o nosso trabalho muito mais rápido e prático”, salienta.

Na sala de espera a novidade também agrada. A senhora Maria Berns Santin, de 67 anos, não perde mais a vez na consulta. Segundo ela, o painel informatizado auxilia e muito quem está na espera pelo atendimento.” Ajuda bastante, pois antes a gente não sabia a hora que iria ser atendido, ficava distraído, saia caminhar e até perdia a vez. Agora a lista com os nomes de quem espera pela consulta aparece no painel, que também chama pelo nome de cada um. Uma grande ideia”, diz a aposentada.

Além do G-MUS, em junho, na Unidade Básica também foram instaladas 12 câmeras de vídeo monitoramento, que auxiliam na segurança da estrutura, funcionários e população. Ao mesmo tempo, o sistema elétrico da unidade foi todo substituído, também garantindo maior segurança a todos que utilizam do espaço.

De acordo com o prefeito Lucimar Salmória, são todas ações necessárias, que proporcionam  um atendimento de qualidade e consequentemente o bem estar de todos. “Estamos investindo em tecnologia para melhorar os resultados do trabalho. Com esta informatização estamos oferecendo à nossa população um atendimento diferenciado, somente visto em grandes centros. Somados a isto, temos uma equipe qualificada, com 2 médicos, 4 enfermeiras, 2 odontólogos, técnicas em enfermagem, vigilantes sanitárias, fisioterapeuta, psicóloga, agentes de saúde e equipe de suporte interno. E vamos seguir trilhando este caminho, buscando inovações e fazendo o que estiver em nosso alcance em prol da família abdonense”, destaca.

Além disso, a Administração Municipal espera em dois meses concluir e inaugurar a nova UBS de Saúde, em construção no município deste o início de 2014. No novo espaço serão realizadas consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Os atendimentos de especialidades serão todos concentrados na UBS já existente (José Mocelin).