Realizado Dia de Campo voltado à Fruticultura

O Dia de Campo, promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, aconteceu nesta quarta-feira (01), na propriedade do Senhor Jacó Petri, na comunidade de Santa Terezinha. A Prefeitura de Abdon Batista contou com o apoio da Enercan, Epagri, Agro Pilatti e Mondini Plantas, para a realização do evento.

Cerca de 45 agricultores participaram do encontro. A parte da manhã foi voltada à produção de Citros. Com palestras explicativas, os antigos e novos produtores aprenderam novas técnicas de plantio, mais sobre as diversas variedades e receberam dicas para melhorar a qualidade e agregar valor ao fruto. Receberam também informações a respeito do projeto “Agregação de “Renda”, introduzido no município neste ano, em uma parceria entre o poder público e a Enercan, que visa o apoio à citricultura, que hoje é o carro chefe da fruticultura em Abdon Batista, com cerca de 46 hectares plantados.

Na parte da tarde o assunto foi o tratamento fitossanitário (controle de pragas e doenças), e poda de uva, pêssego e ameixa. Os produtores tiveram a oportunidade de aprender através de palestra e na prática, a respeito de novas tecnologias e sobre o manejo correto dos pomares.

Uma ótima oportunidade para melhorar a produção e a qualidade das frutas, de acordo com o senhor Jacó Petri, que tira 90% de sua renda da fruticultura. “Este setor estava esquecido no nosso município, mas agora estamos tento o apoio necessário e já da pra começar a pensar mais alto e investir na propriedade. Só temos a agradecer ao prefeito Lucimar Salmória, ao secretário Juliano e equipe da agricultura, e aos parceiros pelo incentivo, que é de fundamental importância”, disse ele.

A ideia é aumentar a produção e principalmente auxiliar quem está iniciando, explica o Secretário de Agricultura do Município, Juliano Mecabô. “Estamos ajudando de todas as formas, mostrando novas alternativas de renda, melhorando o solo, através da correção e adubação, com ajuda financeira e também com apoio técnico, mediante ao Projeto “Agregação de Renda”. Vamos trabalhar firmes para fortalecer a fruticultura abdonense e transformar nosso município em um grande produtor em nível regional”, salientou.

Na oportunidade, o prefeito Lucimar Salmória garantiu total apoio e continuidade nos projetos de auxílio. “Estamos criando alternativas de renda para o homem do campo e investindo na capacitação técnica do produtor. Assim teremos maior produção e qualidade na fruta, e por consequencia, maior lucro para o agricultor, melhorando assim sua qualidade de vida. Não vamos medir esforços para apoiar e difundir a agricultura no município, base da nossa economia e sustento de grande parte das famílias abdonenses”, frisou.