Comitiva Chilena visita Abdon Batista

Durante a quinta e sexta-feira da última semana, dias 9 e 10, uma comitiva chilena composta por crianças e adolescentes da Orquestra Municipal de Codegua (Chile), um time de futebol feminino e autoridades, estiveram em Abdon Batista em visita oficial. Os chilenos foram recepcionados na quinta-feira pelo prefeito Lucimar Salmória, pelo vice, Fernando Mocelin, vereadores, secretários e servidores municipais, bem como alunos e professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Dentre as autoridades chilenas estavam, Ana Maria Silva, prefeita da cidade de Codegua, os vereadores, Alex Pedraza, Luiz Gajardo, Alexis Flores e o maestro da orquestra, Ángel Gutiérrez.

Na quinta-feira, após a recepção, o prefeito Lucimar Salmória, a prefeita Ana Maria Silva e demais autoridades abdonenses e chilenas, assinaram um convênio de intenção de irmanamento, entre Abdon Batista e a cidade de Codegua. Após, aconteceu no ginásio João Dalpiva um pequeno torneio de Futsal Feminino, entre uma equipe chilena, uma de Abdon Batista e outra de Treze Tílias. A noite, os chilenos foram recepcionados no Centro Multiuso, onde jantaram e após, conduzidos para a casa de famílias abdonenses.

Na sexta-feira pela manhã visitaram as escolas da cidade e na parte da tarde realizaram visita à Usina Garibaldi. A noite, o Centro Multiuso ficou lotado pelo público, que compareceu e presenciou um verdadeiro espetáculo, promovido pela Fanfarra Municipal de Abdon Batista e pela Orquestra da Cidade de Codegua.

O prefeito Lucimar Salmória considerou importante o intercâmbio cultural. Para ele, isso serve para agregar conhecimento, trocar informações e adquirir novas experiências. “Por algumas vezes fomos visitados e também já visitamos nossos amigos chilenos. Agradecemos a visita e celebramos acima de tudo a amizade que foi constituída entre nós abdonenses e nosso hermanos chilenos”, relatou.

A prefeita de Codegua, Ana Maria Silva, pela 1ª vez em Abdon Batista, destacou que o objetivo da visita foi alcançado. “Nossa missão foi a de promover a integração entre regiões chilenas e o Brasil, visando a troca de cultura, conhecimentos e expectativas. Fomos muito bem recebidos pelas autoridades locais e pelas famílias bondosas que nos acolheram nestes dois dias. Só temos que agradecer e deixar o convite feito, para que todos vão ao Chile, nos visitar também”, disse ela.

Agora, para o irmanamento ser efetivamente concretizado, uma comitiva abdonense deve ir a Codegua, e realizar também um intercâmbio. O prefeito Lucimar Salmória estuda a possibilidade de ainda este ano, promover a visita.