Abdon Batista é premiado como melhor Gestor das Finanças Públicas em todo estado

Abdon Batista recebeu a nota máxima no Índice de Gestão das Finanças Públicas. O bom trabalho de gerência do dinheiro público durante o ano de 2013 foi reconhecido pela Federação Catarinense dos Municípios.

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM anunciou nessa quarta-feira (12) os ganhadores do Prêmio Município Sustentável 2014. A entrega dos trofeus aos vencedores foi feita no final da manhã no XII Congresso Catarinense de Municípios. O Assessor Especial de Gabinete da prefeitura, José Zanchett Corrêa, representou o município e recebeu o Troféu Município Sustentável.

Essa é a primeira edição do prêmio, criado pela FECAM em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina. A premiação utilizou como parâmetro o Sistema do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDMS, da FECAM, e tem por objetivo valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema. Visa ainda estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável municipal.

O prêmio é dividido em 4 categorias nas quais são considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas políticas públicas (dimensões sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas). No total foram entregues 42 troféus.

Na categoria de políticas públicas os municípios vencedores em cada área foram: Índice Dimensão Sociocultural, Pomerode (0,853), Índice Dimensão Econômica Araquari (0,877), Índice Dimensão Ambiental Balneário Camboriú (0.953), Índice Dimensão Político-Institucional Rio do Sul 0,839, Índice da Educação Pomerode (0,964), Índice da Saúde Nova Veneza 0,867, Índice da Cultura Jaraguá (1,00) e Lages (1,00), Índice da Habitação Peritiba (0,936) Índice da Participação Social Braço do Norte (0,879), Índice da Gestão Pública Gaspar (1,000) e Índice das Finanças Públicas Abdon Batista (1,000).

Concorreram os 293 municípios do Estado de Santa Catarina que possuem dados disponíveis para apuração do IDMS 2014.