Iniciadas as obras de Saneamento Básico em Abdon Batista

Com investimento de R$ 3.359.942,49, a obra representa o maior convênio assinado pelo município durante toda a sua história e  promete, a partir dela, transformar o município.

Na última semana foi iniciada em Abdon Batista a primeira etapa das obras de implementação do Saneamento Básico, que contempla a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, com lagoa de aeração e estação elevatória de esgoto. Mas a intenção da empreiteira responsável pelos serviços é de nas próximas semanas iniciar também a segunda etapa, que prevê a construção das redes coletoras, mantendo assim, de forma simultânea, as obras em duas frentes de trabalho, na intenção de diminuir o tempo de conclusão do serviço, estimado inicialmente para um ano.

Obras que significarão a melhoria de qualidade de vida para o cidadão abdonense, já que é um grande investimento na saúde. Por isso, de acordo com a Secretária de Saúde Municipal, Mariluci Martins Varela Agostini, Abdon Batista está no rumo certo. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, para cada R$ 1 investido em saneamento básico R$ 4 deixam de ser gastos em saúde. O esgoto com destinação correta e tratado vai contribuir sobremaneira para reduzir a incidência de doenças infecciosas e parasitárias principalmente em crianças”, disse ela.

Para o prefeito abdonense, Lucimar Salmória, as obras significarão também a transformação do perímetro urbano do município. “Além da questão mais importante, que é a saúde da população, as obras desencadearão uma série de outras ações já planejadas pela Administração. Simultaneamente com o saneamento vamos refazer toda a rede de água e drenagem pluvial. Com o término destes trabalhos iniciaremos o asfaltamento das ruas centrais da cidade com a colocação de passeios padrão. Um sonho que agora começa a ser tornar realidade”, destaca.

Com o processo concluído, Abdon Batista, que hoje não tem sequer um metro de saneamento básico, terá 94% do perímetro urbano atendido.