Prefeito garante total apoio ao “Projeto Alfazema”

Na tarde desta terça-feira (16) as representantes da AMACA (Associação de Mulheres Cheiro de Alfazema) foram recebidas pelo Prefeito Lucimar Salmória em seu gabinete. O tema da conversa foi o “Projeto Alfazema”, iniciado em 2007 no município, que visa a produção e comercialização de óleos essenciais para a indústria farmacêutica, de cosméticos e higiene pessoal.

O projeto já existe, os trabalhos estão sendo realizados, mas a produção de óleo atualmente é pequena. Segundo as participantes falta apoio técnico e estrutural. Por isso, de acordo com Maria Dalpiva Salmória, 1ª Secretária da AMACA, as representantes vieram até o Prefeito e membros da Secretaria de Agricultura do Município pedir apoio para que o projeto continue, seja reforçado e ampliado.  “Ao longo desses anos continuamos plantando e extraindo o óleo, mesmo com as dificuldades. Por várias vezes pensamos em desistir, mas seguimos em frente, sempre lutando, e em nome deste nosso objetivo agora fazemos este apelo ao Prefeito Lucimar”, afirmou ela.

O projeto foi idealizado em 2007, justamente pelo então vice-prefeito Lucimar, após retornar de uma viagem oficial ao Chile. Lá, ele recebeu a informação de que 80% do óleo essencial utilizado na indústria brasileira é importado. Percebendo que a região é rica em matéria prima para a produção destes óleos, Lucimar resolveu apostar na ideia. “A ideia foi lançada, o projeto continua, mas temos que oferecer capacitação e melhorar as condições de trabalho das participantes. Como gestor quero ser o parceiro que a iniciativa precisa, e, com o trabalho e dedicação de todos, estou certo de que vamos viabilizar e alavancar a produção”, finalizou o prefeito.

Palavras que deixaram as mulheres da AMACA satisfeitas e esperançosas quanto ao futuro das ações a serem desenvolvidas. Mais encontros serão realizados para explanação de ideias que venham de forma efetiva fazer com que a iniciativa decole.