Grupo de Mulheres – Comunidade Arroio Bonito
Neste mês de outubro está sendo finalizado mais um ciclo de aprendizagem e produção de trabalhos manuais realizados pelas integrantes do Grupo de Mulheres de Abdon Batista, e, com isso, sendo iniciada mais uma etapa. Foram três meses de aulas de bordado, ministradas pelas facilitadoras Joceli Zanchett Corrêa (Joce), e Irene Marli Coelho.
Por conta disto, o prefeito Lucimar Salmória e a secretária de assistência Social, Fabiana Mecabô, estão visitando cada localidade para acompanhar o andamento do curso, sendo que na tarde desta segunda-feira foi a vez da Comunidade de Arroio Bonito. Na oportunidade, cada participante pôde contar suas experiências dentro do grupo e apresentar suas produções.
Também foi repassado às integrantes mais um kit com o material necessário para o início do aprendizado do Ponto Russo, que será trabalhado nas aulas até o final do ano. Todo material para as atividades em grupo são fornecidos pela prefeitura, assim, as integrantes aprendem diversas atividades sem nenhum custo.
Na conversa com as mulheres do grupo, Lucimar explicou que desenvolver ações como esta nas comunidades é proporcionar que todos participem das mesmas ações que são desenvolvidas na praça. Segundo o prefeito, é gratificante ver a participação de tantas mulheres e ver que este trabalho vem dando grandes resultados.
A senhora Luzia Guesser testemunhou que esta é uma forma de incentivo nunca antes visto pelas mulheres da comunidade. “Estamos todas muito felizes, pois há anos lutávamos para formar e trabalhar com um grupo de mulheres, mas nunca foi possível. Agradecemos ao prefeito Lucimar por esta oportunidade e pela vontade dele de manter este trabalho tão bonito”, disse.
O Grupo de Mulheres de Abdon Batista conta com aproximadamente 200 mulheres de todas as comunidades e sede do município. Este projeto é coordenado pela Administração Municipal, através do CRAS e Secretaria de Assistência Social. A iniciativa tem por objetivo promover a auto-estima, os vínculos familiares e comunitários das participantes.