Realizado 1º Seminário do PNAIC

Professores e gestores da Rede Municipal de Educação de Abdon Batista participaram do 1º Seminário de Alfabetização e Letramento do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), cuja abertura foi realizada nesta sexta-feira (08), no município de Monte Carlo. Na parte da manhã o evento contou com a participação de delegações das Secretarias de Educação dos municípios de Vargem, Monte Carlo e Abdon Batista, e marcou o encerramento das atividades de 2013 do PNAIC.

À tarde cada delegação retornou à sua cidade sede para continuidade dos trabalhos de encerramento do Pacto e socialização entre os pais e escola. Em Abdon Batista muitas famílias acompanharam o encontro e puderam saber mais a respeito do que foi trabalhado em sala de aula durante o ano.

“Neste último seminário os educadores refletiram sobre o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Palestras, apresentações artísticas, exposição de trabalhos e depoimentos fizeram parte da dinâmica do encontro”, explicou a Diretora do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett, Zenilda Bortoli Ceregatti.

O prefeito Lucimar Salmória, que acompanhou o seminário durante todo o dia, ressaltou o comprometimento dentro deste importante trabalho realizado pelas equipes de educação do município, que visa uma alfabetização de qualidade. Destacou também, que os alunos são os maiores beneficiados, ganhando com isso, toda a sociedade.

Sobre o PNAIC

O PNAIC é um programa do Ministério da Educação, do Governo Federal, realizado em parceria com os Governos Estadual e Municipal objetivando alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até oito anos até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, através do programa, é trabalhada a formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também são distribuídos nas escolas, de forma gratuita materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos.