Prefeito Lucimar Salmória cumpriu agenda em Brasília

O prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmoria, participou na última semana da XXI Marcha dos prefeitos em Brasília (DF). Na terça-feira (22) o prefeito participou de audiência com o Ministro do Turismo, Vinicíus Lummertz, onde apresentou importantes projetos que englobam a infraestrutura turística do município. Durante o encontro, Lucimar Antônio Salmoria divulgou o I Rodeio Artístico Nacional de Abdon Batista junto com o Senador Dário Berger, O Ministro do Turismo Vinicius e o deputado federal, Mauro Mariani.

Em seguida o  prefeito de Abdon Batista e presidente da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Hidrelétricas – AMUSUH – Lucimar Antônio Salmoria, foi recepcionado pelo presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto em Brasília (DF). Na oportunidade os prefeitos associados entregaram uma placa em homenagem a sanção da PLC 315/2009, que garantiu mais recursos aos municípios da AMUSUH.

Já na quarta-feira dia 23 Lucimar Antônio Salmoria, esteve reunido com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, do Ministério do Turismo, Paulo Roberto André, onde apresentou projetos voltados a infraestrutura turística no município. “Foi uma oportunidade muito positiva e em breve teremos boas notícias para o turismo abdonense”, destacou o prefeito.

Diretoria da AMUSUH é recebida pelo Presidente e Prefeitos comemoram a maior conquista dos últimos anos

A Presidência da República recebeu membros da diretoria da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) na terça-feira (22) para agradecer o ato político pela sanção do PLC 315/2009 que vai representar um acréscimo de cerca de meio bilhão aos cofres de 729 municípios nos repasses da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) e dos Royalties da Itaipu binacional aos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados. Na sequência, dezenas de prefeitos (as), vice-prefeitos, secretários, assessores e inúmeros deputados e senadores se reuniram no plenário Câmara dos Deputados para comemorar a maior conquista dos últimos anos. Também foram debatidas as novas prioridades de atuação junto ao Congresso Nacional.

Atualmente, existem 32 proposições em análise na Câmara e no Senado que em sua maioria podem prejudicar as finanças e atingir os direitos das 729 prefeituras. Para o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, a vitória para os municípios consolida o trabalho da Associação e inspira novas energias para as batalhas seguintes. “Trabalhamos com determinação para garantir esse aumento da CFURH. A atuação da AMUSUH ao unir e potencializar a força política dos prefeitos foi determinante. Agora mais de 42 milhões de brasileiros receberão os dividendos da maior batalha vencida nos últimos anos. Outros desafios despontam no horizonte e continuaremos de prontidão para defender os municípios”, afirmou Salmória

AMUSUH a ANEEL confirmam início dos repasses extras da CFURH a partir de julho

O Presidente da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) e prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmoria, se reuniu na quinta-feira (24) com o Diretor Presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Romeu Rufino, para confirmar os detalhes técnicos dos repasses atualizados da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e dos Royalties da Itaipu aos 729 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados a partir de julho.

O PLC 315/2009 foi sancionado no último dia 08/05/20187 e será repassado para as prefeituras integralmente. Ou seja, este aumento de 44% nos repasses será referente ao mês de maio e não proporcional à data da sanção.

Para o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, a reunião na ANNEL foi esclarecedora e consolidou o entendimento acerca da Lei 13.661 assegurando assim a necessária garantia jurídica para as prefeituras. “O trabalho da AMUSUH é de uma excelência histórica. No dia de hoje, garantimos junto à ANEEL o cronograma com clareza. O diretor-geral da Agência, senhor Romeu Rufino, reconheceu a pertinência do nosso trabalho”, destacou Lucimar.