15 de Junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Neste mês, o Cras trabalhou no SCFV Boas Lembranças o Junho Violeta com objetivo de promover espaços de construção da dignidade e respeito, com ações que possibilitem uma melhora na qualidade de vida, além de reprimir e combater a violência contra a pessoa idosa. Além disso, o prédio da prefeitura municipal também está iluminado com a cor violeta em apoio a campanha.
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15/06, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.
Abaixo são elencados os tipos de violência praticada contra a pessoa idosa: Violência Física; Violência Psicológica; Negligência; Violência Institucional; Abuso financeiro; Violência patrimonial; Violência sexual; Discriminação.
As denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas no Disque 100 e Polícia Militar (190)