✅O FUTURO DE ABDON BATISTA PLANEJADO COLETIVAMENTE

Mais um passo importante foi dado para o município de Abdon Batista/SC neste mês de outubro, com a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL Gente Catarina. Durante o encontro, que reuniu representantes de diferentes setores da sociedade, foram apresentadas as percepções da comunidade sobre os avanços e desafios da economia local com foco na qualidade de vida com olhar para os próximos 20 anos, alinhados ao andamento do conselho e ainda indicados os nomes para as Câmaras Técnicas.

O DEL Gente Catarina traz uma ferramenta colaborativa, que deverá reunir voluntários distribuídos inicialmente em quatro Câmaras Técnicas: Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social. A composição do programa também contará com os membros do Conselho de Desenvolvimento, reforçando sua abordagem participativa. A coordenação operacional será desempenhada pelo Agente de Articulação, Fabiana Mecabô.

O programa, cuja metodologia é fornecida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e pelo Instituto de Desenvolvimento Local (I-DEL), oferece um modelo de gestão pioneiro para municípios que aspiram ao crescimento econômico sustentável. Com um olhar voltado para 2040.

A implementação do Programa DEL em Abdon Batista/SC representa a construção de uma visão planejada e ordenada para o desenvolvimento do município. O programa transcende a simples execução de projetos, pensando o município duas décadas à frente, abrangendo desde a revisão de leis até análises econômicas.

O processo que foi iniciado com entrevistas com mais de 30 lideranças locais, inclui ainda uma série de oficinas de planejamento envolvendo diversos participantes-chave, culminando na definição de missão, visão e valores. Essa abordagem gera uma plataforma de diálogo entre entidades públicas, empresas locais e organizações não governamentais, com resultados tangíveis de desenvolvimento sustentável.

O conselho é tripartite e está composto pelas seguintes instituições, Secretarias Municipais: Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Turismo; Setor Produtivo: COOPERABDON, SICOOB CREDICANOAS E CDR (Conselho de Desenvolvimento Rural) e Entidades da Sociedade Civil Organizada: Conjunto Folclórico Flor de Ipê, APAE, AMACA (Associação Mulheres agricultoras cheiro de Alfazema), APPs CEDUP Ernesto Debastiani e José Zanchett.

No próximo mês no dia 10/11 acontecerá à reunião com as Câmaras Técnicas, que formadas por pessoas voluntárias nos temas: Educação, Saúde, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.

Quem tiver interesse em participar ou saber mais pode contatar Fabiana Mecabô agente de articulação.